Sobe pessimismo na indústria de materiais de construção, indica ABRAMAT

O fechamento das vendas de materiais de construção em dezembro, deve ser regular, segundo o Termômetro da ABRAMAT – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção. A sondagem também revela que o primeiro mês de 2017 deve apresentar aumento no pessimismo do empresariado, visto que o otimismo sofre redução de 22,2% em dezembro para 16,7% em janeiro de 2017.

“O levantamento mostra que o empresariado ainda está muito pessimista em relação ao momento econômico brasileiro, soma-se isso ao elevado grau de desemprego, juros altos e falta de crédito no mercado. O cenário atual deve permanecer assim no início de 2017”, revela Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O termômetro da ABRAMAT revela que a pretensão de investimentos no médio prazo, apresentou queda. Em dezembro, 48% dos empresários informaram que pretendiam realizar investimentos nos próximos 12 meses, uma redução de 10 p.p em relação ao mês anterior.

A tendência de queda também segue em relação às expectativas dos empresários sobre as ações do Governo, o levantamento mostra que o otimismo do empresariado em dezembro apresentou queda em relação ao mês anterior. Em novembro a estimativa otimista era de 35%, já dezembro o percentual de empresas otimistas é de 12%.

Fonte: Investimentos e notícias