Sinduscon/JF participa e apoia Entac em Juiz de Fora

Juiz de Fora começou a semana movimentada no que diz respeito ao setor da construção civil. Começou nesta segunda (29) e termina nesta quarta (31) o XIV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac). O Sinduscon/JF apoiou o evento que é de suma importância para trazer conhecimento para o setor.

De acordo com o presidente do Sinduscon/JF, Leomar Delgado, é um prestígio muito grande para Juiz de Fora trazer um encontro dessa magnitude, onde se pensa em tecnologia. “Além de ser o primeiro em Minas Gerais é também um evento que coloca Juiz de Fora no roteiro de um grande evento. É um número enorme de trabalhos pensando em tecnologia, em ambiente construído e certamente vai trazer evolução para a construção. Essas novidades nem sempre são implantadas imediatamente, mas com o tempo elas vão sendo aplicadas, melhorando de forma importante as construções e o ambiente construído”.

É a primeira vez que o evento acontece em Minas Gerais. “Em 2010, o Encontro aconteceu em Canela-RS e nos candidatamos junto com Maceió-AL. Com a proposta que fizemos, conseguimos trazer o evento pela primeira vez depois de 28 anos de existência”, conta a presidente da Comissão Organizadora do Entac, Maria Teresa Gomes Barbosa.

Maria Teresa é professora da UFJF e coordenadora da pós-graduação em ambiente construído da mesma Universidade. Segundo ela, o objetivo do Entac é agregar pessoas do Brasil inteiro: “Cresceu tanto que agora temos participantes da América Latina também. O objetivo do evento é discutir tudo relacionado à construção civil e sua sustentabilidade, como adequar as construções, quais técnicas que temos, tipo de gestão e de gerenciamento que existem, sempre focando a sustentabilidade do ambiente construído”. Maria Teresa destacou que foram mais de 500 trabalhos aceitos e de 600 participantes.

A presidente destaca ainda que trazer um evento desse porte para Juiz de Fora é muito importante: “Trazer o que está sendo discutido no país e na América Latina é importante para a cidade e para a UFJF, em termos de conhecimento, de diálogos abertos, de debates. A ideia desse evento é trazer tudo que está ocorrendo para fortalecer o setor e para que consigamos implantar novas tecnologias e novos processos na nossa região”.