Sinduscon-JF realiza palestra sobre Norma de Desempenho

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora, realizou na última terça-feira, 18, o Centro Industrial de Juiz de Fora a palestra “Norma de Desempenho – NBR 15575 – Edifícios Habitacionais”.

Ministrado pelo engenheiro Civil Roberto Matozinhos, o evento abordou o tratamento que vem sido dado à NBR 15575 Edifícações Habitacionais – Desempenho ou simplesmente Norma de Desempenho, publicada pela ABNT e em vigor desde 19 de julho de 2013.

A Norma foi desenvolvida segundo modelos internacionais de normatização de desempenho, ou seja, para cada necessidade do usuário e condição de exposição aparece a sequência de Requisitos de Desempenho, Critérios de Desempenho e respectivos Métodos de Avaliação. Ela regulamenta ainda as responsabilidades e seus anexos tratam de informações sobre prazos de garantia e vida útil.

A NBR possui seis partes: requisitos gerais; requisitos para os sistemas estruturais; requisitos para o sistemas de pisos; requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas; e requisitos para os sistemas hidrossanitários. A mesma se aplica a edificações habitacionais, independentemente do número de pavimento ou sistema construtivo.

Também esteve na pauta do encontro as exigências relativas à segurança (desempenho mecânico, segurança contra incêndio, segurança no uso e operação); habitabilidades (estanqueidade, desempenho técnico e acústico, desempenho lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade, conforto tátil); e sustentabilidade (durabilidade a adequação ambiental).

Confira as fotos do evento aqui.