Sinduscon-JF completa 70 anos de atuação ética em Juiz de Fora

Com o objetivo de lutar pelo desenvolvimento de Juiz de Fora e região, há 70 anos nascia o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF). Para marcar a data foi realizada na sexta-feira, 1º de abril, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, a solenidade comemorativa do aniversário, que reuniu lideranças políticas e empresariais de todo o Estado de Minas Gerais.

Durante o evento homenagens foram prestadas, como a entrega das placas de reconhecimento ao trabalho dos ex-presidentes da entidade, Hélio Barbosa Abreu, Leomar Pereira Delgado e Valmir de Castro Pinto.

Sobre a atuação do sindicato, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, destacou: “Sem dúvida nenhuma, o Sinduscon é fundamental para o desenvolvimento do município. As empresas da construção civil são uma das categorias que mais geram empregos na nossa cidade e este setor teve, nos últimos anos, um resultado muito positivo. Mesmo neste momento em que o país está em um período de recessão e de maior reflexão em relação ao desenvolvimento de todos os setores, em Juiz de Fora, através do trabalho do Sinduscon, tivemos um avanço muito grande e, inclusive, nos últimos três anos, em parceria com a prefeitura e com o legislativo municipal, nós criamos leis que impulsionaram ainda mais o setor. É uma alegria muito grande estar hoje, na comemoração dos 70 anos desta entidade”.

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Júnior, esteve presente e falou sobre o trabalho idôneo do órgão. “O aniversário de 70 anos do sindicato mostra a importância desta entidade para a indústria. Ninguém faz 70 anos por acaso, e, se chegaram até aqui, é porque tiveram empresários que construíram Juiz de Fora e valorizaram a entidade, de maneira ética. Este é o real valor do sindicato”, ressaltou.

O presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, observou que “o sindicato tem muito orgulho em ser uma referência nacional” e completou: “É um prestígio muito grande estar como presidente, neste momento em que o sindicato comemora 70 anos de existência. É importante dizer que o trabalho do Sinduscon é uma continuidade. Vamos prosseguir com as ações que viemos promovendo ao longo destes 70 anos, de forma ética e idônea. No nosso estatuto, nós defendemos eticamente o interesse das indústrias e, justamente por isso, temos tanta influência na sociedade”.

Destacando a relevância deste momento para o setor da Construção Civil da cidade, o presidente da FIEMG regional Zona da Mata, Francisco Campolina, afirmou: “O Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Juiz de Fora é uma entidade atuante e uma das mais antigas do Estado. Ela representa com dignidade os interesses da categoria e é muito gratificante podermos compartilhar as vitórias alcançadas por toda a diretoria e ilustres ex-presidentes que já passaram por esta entidade”.

Filiado ao Sinduscon-JF há mais de 20 anos, o empresário Wilson Rezende falou da importância de fazer parte deste grupo de empresários: “O trabalho realizado pelo sindicato é sempre feito com grande transparência e com o objetivo maior de atender e solucionar os problemas burocráticos da classe construtora perante os órgãos municipais, estaduais e até federais. O Sinduscon sempre foi uma entidade ativa, atuante e presente na vida dos empresários de Juiz de Fora”.

O sindicato

O Sinduscon-JF é detentor da carta Sindical, de 23 de fevereiro de 1946, firmada pelo então Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Dr. Octacílio Negrão de Lima.

Desde 1942, todavia, foram dados os primeiros passos para a criação da Associação Profissional das Indústrias da Construção e do Mobiliário. Os interesses da Construção Civil e do Mobiliário conviveram desde então, até que, em 1989, ocorreu a separação, considerando, o crescimento das duas áreas econômicas. Desde, então, os interesses da Construção Civil ficaram concentrados e representados pela entidade.

Hoje, o sindicato presta serviços às empresas filiadas, às quais garante assistência jurídica, convênios médicos e defesa ética dos seus interesses junto aos mais diversos segmentos da sociedade.

O ex-presidente da associação e atual presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF), Leomar Delgado, destacou que a missão do mesmo vai além das ações isoladas. “O Sinduscon não é uma pessoa. Nenhum presidente pode se arvorar como quem fez alguma coisa. Na verdade, é um grupo. O grande fazedor é aquele que agrega pessoas e o Sinduscon é uma congregação dessas pessoas que representam empresas, o que faz com que eu tenha muito orgulho de fazer parte desta história”, finalizou.

Confira as fotos do evento aqui.