Sinduscon-JF comemora mais um ano de trabalho em confraternização

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora realizou na noite desta quarta-feira, 4, a confraternização de fim de ano da entidade. O encontro aconteceu na sede da FIEMG/Zona da Mata e foi destinado a associados e parceiros que contribuíram com os trabalhos do Sinduscon/JF em 2013.

Durante o encontro, o presidente do Sinduscon-JF, Leomar Delgado, aproveitou para fazer uma retrospectiva de 2013 e destacar as maiores conquistas do sindicato no ano. “Este foi um ano de muita batalha, de muita luta e de muita participação de todos nós. Tivemos um trabalho que finalmente depois de 17 anos foi coroado e que teve uma participação imensa de um grupo enorme de entidades e de pessoas que representam muito na nossa sociedade. As aprovações da lei de parcelamento do solo, da lei de uso e ocupação do solo e da lei de edificações foram uma grande conquista do setor, pois elas regem toda a atividade da construção civil e da construção física da cidade”, destacou.

Sobre as leis, o presidente explica que foi feita uma discussão muito grande até que fosse feita a aprovação, que há 17 anos não sofriam modificações. “Na verdade, a expressão que define esta conquista é a consolidação das ideias que já eram adotadas em uma infinidade de portarias. Obviamente teremos ainda, a partir de 2014, a discussão do plano diretor, que certamente interferirá nessas leis, mas nós precisávamos mudar a filosofia que vinha sendo adotada”, explicou.

Com a palavra, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Juiz de Fora, Júlio Gasparette, aproveitou para destacar as pretensões para 2014: “Este ano representantes da construção civil, Clube da Engenharia, Sinduscon, Centro Industrial e demais entidades precisarão estar bem unidos para compor a comissão do Plano Diretor da cidade de Juiz de Fora. Vocês, da construção civil, são os maiores responsáveis por uma discussão plena, segura e firme a respeito do assunto”.

Também durante o evento, foi apresentado o projeto do Curso de Aperfeiçoamento e Capacitação do Profissionais da Construção Civil (CAPCON), idealizado pela engenheira Alana Adães e assumido pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Representando o grupo de desenvolvimento do projeto, a engenheira civil e professora da UFJF, Thaís de Oliveira, explicou: “É uma honra poder oferecer para a sociedade o CAPCON. Este é um curso de extensão vinculado à Universidade e a expectativa que tenho, e que com certeza é compartilhada por todos os professores da instituição, é a de que esse curso seja apenas o começo de uma relação duradoura entre nós, que ensinamos e pesquisamos, e todos aqueles que trabalham na área da engenharia e da construção civil”.