Setor de construção usa apenas 54% da capacidade, apura CNI

A queda da atividade da construção civil se aprofundou em abril, de acordo com a Sondagem da Indústria da Construção divulgada a última sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador de atividade passou de 37,5 pontos em março para 36,4 pontos em abril. Já o indicador de emprego foi de 35,7 pontos no último mês ante 36,6 pontos em março. Nessa pesquisa, os indicadores variam de zero a cem. Resultados abaixo de 50 pontos indicam queda.

O nível de atividade em relação ao usual para o mês, por sua vez, foi de 26,4 pontos, patamar considerado “muito baixo” pela CNI. Outro ponto negativo foram os 54% registrado em abril na Utilização da Capacidade de Operação (UCO), piso da série histórica iniciada em janeiro de 2012.

As expectativas, por sua vez, estão menos negativas do que as registradas na última pesquisa. O indicador de expectativa sobre o nível de atividade foi de 40,6 pontos em maio frente a 39,7 pontos em abril. Já o de compras de insumos e matérias-primas saiu de 38,3 pontos para 39,7 pontos no mesmo período. O de número de empregados “ficou praticamente estável”, avaliou a CNI, saindo de 38,2 pontos para 38,4 pontos entre abril e maio. O indicador de novos empreendimentos e serviços permaneceu em 37,7 pontos.

Por outro lado, o indicador de investimento foi o menor da série histórica iniciada em novembro de 2013 ao atingir 23,2 pontos Os empresários do segmento continuam desencorajados a investir. O índice de intenção de investimento assinalou 23,2 pontos em maio, o menor valor da série histórica iniciada em novembro de 2013.  A pesquisa foi feita entre 2 e 12 de maio com 607 empresas.

Fonte: Valor.com.br