Prêmio de Responsabilidade Social estimula boas práticas na construção

Em reconhecimento à adesão das empresas que se dedicam às ações socialmente responsáveis, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), com a correalização do Sesi Nacional, realiza este ano mais uma edição do Prêmio de Responsabilidade Social. O objetivo é incentivar a cultura da responsabilidade social no setor, por meio de debates sobre o tema, dando visibilidade nacional e regional aos trabalhos vencedores como iniciativa relevante do setor. “A visibilidade aos projetos de gestão de responsabilidade social é fundamental para estimular as iniciativas e inspirar toda a indústria da construção”, afirmou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Conforme decisão do Conselho de Administração da Cbic, no final do ano passado, o Prêmio Cbic de Responsabilidade Social passou a ser bianual. O lançamento da premiação desta edição e abertura das inscrições ocorreram, nos últimos dias de maio, durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília.

Realizada desde 2005, a premiação é a maior iniciativa de reconhecimento das práticas socialmente responsáveis do segmento da construção no Brasil. Mais do que prestigiar e dar visibilidade aos projetos, o Prêmio estimula o desenvolvimento da gestão da responsabilidade social nas empresas e instituições. Podem participar entidades e empresas construtoras ou do mercado imobiliário sediadas no Brasil, que estejam desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social. “Conforme decisão do Conselho de Administração da Cbic, no último mês de dezembro, a partir deste ano o Prêmio Cbic de Responsabilidade Social será bianual. O lançamento da premiação desta edição e abertura das inscrições será durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília.”

A presidente do Fórum de Ação Social (FASC)/CBIC, Ana Cláudia Gomes, lembra que a CBIC há vários anos está comprometida em promover as boas práticas e o conceito de responsabilidade social no setor. “O prêmio CBIC é extremamente estratégico e uma das grandes formas da gente disseminar esse conceito e ampliar a adesão das empresas quanto às ações de responsabilidade social na indústria da construção”.

O prêmio de Responsabilidade Social foi elaborado com base na Norma ISSO 26000, da Lei de Responsabilidade Social, que estabelece as orientações para as ações de Responsabilidade Corporativa relacionadas aos temas: Direitos Humanos, Práticas Trabalhistas, Meio Ambiente, Práticas Leais de Operação, Questões Relativas à Consumidores e Desenvolvimento e Envolvimento Comunitário. Serão concedidos prêmios nas categorias – Entidade, Empresa, Seconci e Reconhecimento Social. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro/2017.

Fonte: CBIC