Oito dicas de proteção para trabalhadores da construção civil

A construção civil é uma das áreas onde o trabalhador mais se expõe a riscos, e com o aumento do setor no país, os acidentes e óbitos nesse campo de trabalho aumentaram vertiginosamente, principalmente por soterramentos, choques elétricos e quedas. Para evitar que esses números continuem crescendo, é necessário estar sempre atento e evitar qualquer atitude que possa colocar a sua saúde em risco. Nesses casos, o uso EPI, equipamento de proteção individual é fundamental. Confira os principais itens de EPI para esse espaço:

Capacete

O uso do capacete é um dos itens de segurança mais importantes dentro dos equipamentos de segurança. Ajuda a proteger o trabalhador de objetos, instrumentos ou materiais da obra que possam cair em sua cabeça e causar graves ferimentos.

Protetor auditivo

Existem dois tipos de protetor auditivo, o plug e o concha. O primeiro é usado para evitar danos na audição em obras com menor intervenção sonora. Já o segundo, é mais eficaz, e é o preferido por profissionais que trabalham em equipamentos como a betoneira, pois dificulta também a estrada de sujeira no canal auditivo.

Máscaras

Elas são indispensáveis dentro de uma obra. A máscara para poeira, protege contra resíduos de madeira, cerâmicas e outros objetos cortados cortados no canteiro de obras. Já a máscara para produtos químicos protege os trabalhadores que operam ou trabalham próximos a equipamentos como a betoneira, e outros materiais químicos de cheiro forte, como a tinta para parede.

Botina

O sapato com biqueira de aço protege contra objetos cortantes ou muito pesados que possam cair nos pés do trabalhador.

Cinto

O cinto de segurança tipo paraquedista é indicado para trabalhos realizados acima de dois metros de altura.

Luvas

As luvas de raspa são usadas para evitar cortes ou lesão nas mãos no carregamento de ferros e vergalhões. Já as luvas de látex são usadas para evitar o contato das mãos com a argamassa ou cimento.

Viseira ou óculos

Protege contra estilhaços de peças que estão sendo cortadas. Usadas por quem opera serras, lixadeiras ou policortes.

Outros produtos que podem ser usados para proteção:

Filtro solar – A exposição recorrente às radiações solares podem trazer problemas como câncer de pele.

Protetor de pele – Usado contra a exposição à produtos químicos, e também podem oferecer protetor solar.

Fonte: JE Online