Novos limites para financiamento do MCMV entram em vigor

Desde a última segunda-feira, 4, passaram a valer os novos limites para financiar imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida em todo o Brasil. Para o vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, “conforme a expectativa, o governo cumpriu a sua promessa”.

As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União de 15 de dezembro, em três portarias do Ministério das Cidades. Antes disso, em outubro, o Conselho Curador do FGTS havia aprovado os novos valores para as faixas 2 e 3 do MCMV.

Novos valores
Para as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o preço máximo dos imóveis do programa foi ajustado de R$ 190 mil para R$ 225 mil. Os valores não eram atualizados desde 2012.

Recentemente, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, afirmou que a terceira etapa do programa será lançada em fevereiro de 2016. A previsão de investimentos é de R$ 83 bilhões.

Regiões metropolitanas
Nas regiões metropolitanas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o valor máximo passou a ser de R$ 180 mil. Para as regiões metropolitanas dos estados do Sul, além de Minas Gerais e do Espírito Santo, o limite passou para R$ 200 mil.

Para os municípios abaixo de 20 mil habitantes, o teto passa a ser de R$ 90 mil.

Fonte: Sinduscon-SP