Norma de Desempenho é tema de palestra do Sinduscon-JF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), realiza na próxima terça-feira, 18, às 18h30, no Centro Industrial de Juiz de Fora (Avenida Barão do Rio Branco, 2.337 – 13º andar – Centro) a palestra “Norma de Desempenho – NBR 15575 – Edifícios Habitacionais”.

O evento será ministrado pelo engenheiro Civil Roberto Matozinhos. Ele irá abordar o tratamento que vem sido dado à NBR 15575 Edifícações Habitacionais – Desempenho ou simplesmente Norma de Desempenho, publicada pela ABNT e em vigor desde 19 de julho de 2013.

A Norma foi desenvolvida segundo modelos internacionais de normatização de desempenho, ou seja, para cada necessidade do usuário e condição de exposição aparece a sequência de Requisitos de Desempenho, Critérios de Desempenho e respectivos Métodos de Avaliação. Ela regulamenta ainda as responsabilidades e seus anexos tratam de informações sobre prazos de garantia e vida útil.

A NBR possui seis partes: requisitos gerais; requisitos para os sistemas estruturais; requisitos para o sistemas de pisos; requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas; e requisitos para os sistemas hidrossanitários. A mesma se aplica a edificações habitacionais, independentemente do número de pavimento ou sistema construtivo.

Também está na pauta do encontro as exigências relativas à segurança (desempenho mecânico, segurança contra incêndio, segurança no uso e operação); habitabilidades (estanqueidade, desempenho técnico e acústico, desempenho lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade, conforto tátil); e sustentabilidade (durabilidade a adequação ambiental).

O currículo do palestrante é extenso:

– Consultor Técnico do Sinduscon-MG
– Responsável Técnico pela elaboração e revisão das quatro edições do Manual de Garantias
– Responsável pela Assessoria Técnica do Sinduscon-MG
– Representante do Sinduscon-MG na Comissão de Materiais e Tecnologia – COMAT (CBIC)
– Membro da Comissão de Estudo de Manutenção de Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil
– Membro do Comitê responsável pela revisão da ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações
– Membro da Comissão de Estudo que revisou a NBR 14037
– Membro da Comissão de Estudos de Desempenho de Edificações que revisou a ABNT 15575 – Edifícios Habitacionais de cinco pavimentos
– Membro do Grupo Gestor da CBIC que elaborou o Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15575

As inscrições já estão sendo realizadas no Sinduscon-JF (Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 – Bairro Industrial), até o dia 14 de março.

Outras informações: (32) 3221-5125 ou sindusconjf@fiemg.com.br.