Métodos construtivos inovadores são grandes aliados das empresas do setor da construção

Em um setor altamente competitivo com o da construção civil, as tecnologias inovadoras mostram-se grandes aliadas das empresas que buscam soluções criativas em tempos de crise econômica. Por isso, é importante a quebra de paradigmas, como é o caso das instalações de painéis fotovoltaicos nos projetos de habitação popular. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as inovações são essenciais para a modernização do setor. Por isso há 21 anos a entidade organiza o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, que conta com a correalização do SENAI Nacional. As inscrições estão abertas desde maio e vão até setembro. Empresas, pesquisadores e estudantes de todo o país podem concorrer.

O objetivo da CBIC é reconhecer e divulgar projetos ousados e sustentáveis. “Queremos incentivar projetos que contribuam para a modernização e que vão fazer a diferença para a indústria e a meio ambiente”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins, sobre o prêmio. Conheça, nesta reportagem do CBIC MAIS, duas empresas inovadoras do setor: a Inovatech Engenharia e a start-up Molegolar.

Casa Aqua, uma revolução sustentável

O engenheiro Luiz Henrique Ferreira criou em 2005 a empresa Inovatech Engenharia com foco na execução de projetos e em obras sustentáveis. Após 4 anos, apresentou seu “invento”, a Casa Aqua, em uma das feiras mais conceituadas do País.

Segundo o engenheiro, a ideia tem quatro pilares essenciais: uma obra de alta qualidade com rapidez e baixo impacto ambiental; baixo consumo de recursos naturais na fase de obras e ocupação; elevados níveis de conforto; e saúde e baixa manutenção. A percepção de Luiz Henrique é que o mercado está cada vez mais receptivo para a sustentabilidade, e muitas tecnologias que na época eram inovadoras, hoje já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como é o caso dos painéis fotovoltaicos.

Leia matéria completa aqui.

Fonte: CBIC