Mais quatro portas de madeira para edificações recebem certificação da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) certificou quatro novas portas de madeira das marcas Eco Porta, Fuck, Ipumirim e Randa, de acordo com a NBR 15930. Assim como outros 11 produtos contemplados em abril deste ano, as portas receberam certificação da ABNT Certificadora para a Folha de Porta Interna (PIM).

Os produtos passaram por um rigoroso controle de qualidade, que incluiu testes físicos e mecânicos de avaliação de desempenho. O trabalho foi realizado por meio do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) em parceria com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

As empresas certificadas receberão auditorias anuais e realizarão ensaios constantes. A cada seis meses, por exemplo, deverão ser testadas as portas internas de madeira, enquanto as portas de entrada deverão ser testadas a cada 12 meses.

A certificação das portas aguarda agora o aceite para entrar na lista de produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que irá garantir reconhecimento internacional à certificação.

Fonte: CBIC