Indústria de materiais registra queda de 12,6% em 2015

A indústria de materiais de construção encerrou 2015 com declínio de 12,6% frente ao ano anterior, de acordo com pesquisa encomendada à Fundação Getulio Vagas (FGV) pela Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat). Em relação a novembro, houve queda de 13,7%, e a dezembro de 2015, retração de 16%.

Na opinião do presidente da Abramat, Walter Cover, “a situação negativa de renda, emprego e crédito afetou o mercado do varejo, que depois de muitos anos de crescimento apresentou uma queda de 8% com relação a 2014.”

Já o mercado das construtoras caiu 15%, abalado pela falta de confiança na economia, tanto pelas famílias que prorrogaram a compra do imóvel próprio, como pelos empresários que adiaram a construção de shopping centers, hotéis etc. Sem contar os desdobramentos da Operação Lava Jato que comprometeram as obras de infraestrutura e a falta de recursos que reduziu o programa ‘Minha Casa Minha Vida’.

Apesar do cenário atual, Cover espera que 2016 seja um pouco melhor, mas com uma queda de 4,5% do faturamento real.

O índice também aponta que o nível de emprego na indústria de materiais caiu 8,8% em dezembro, em comparação com dezembro de 2015. Em relação a novembro, a queda é de 2,4%, e no acumulado janeiro-dezembro, a retração é de 5,5%.

Fonte: Sinduscon/SP