Índice de insatisfação da indústria da construção é um dos mais altos da história

As empresas de construção civil apresentaram um nível de insatisfação recorde com suas finanças no primeiro trimestre deste ano, informou na última segunda-feira (25) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse sentimento decorre do aprofundamento da crise econômica, que vem enfraquecendo, de forma intensa, o desempenho da indústria do setor. Segundo a CNI, os índices de satisfação com a margem de lucro, que registrou 28,8 pontos no primeiro trimestre deste ano, e o de satisfação com a situação financeira, com 33,3 pontos, atingiram o piso da série histórica, iniciada no quarto trimestre de 2009.

Os indicadores variam de zero a cem. Valores abaixo de 50 pontos sinalizam insatisfação com a margem de lucro e com as condições financeiras.

As dificuldades de acesso ao crédito também se intensificaram nos primeiros três meses do ano. O indicador teve queda de 2,8 pontos frente ao último trimestre de 2015 e assinalou 23,1 pontos no primeiro trimestre deste ano. Foi o menor valor da série. Quanto mais abaixo da linha dos 50 pontos maior e mais disseminada é a dificuldade das empresas obterem crédito.

O indicador de preços de insumos e matérias-primas cai desde o primeiro trimestre de 2015. No entanto, como o índice está bem acima dos 50 pontos – 59,8 pontos no primeiro trimestre deste ano –, sinaliza aumento dos preços em relação ao último trimestre de 2015, embora em ritmo menor.

Leia matéria completa aqui.

Fonte: Globo.com