Finep destina R$ 30 milhões para apoiar construação sustentável e saneamento básico

A Finep investirá R$ 30 milhões em recursos não reembolsáveis para o setor da construção sustentável e saneamento ambiental. O dinheiro, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), faz parte do primeiro pacote do Plano Inova empresa, ferramenta governamental que pretende estimular a produtividade e a competitividade da economia brasileira. Instituições interessadas têm até 13 de maio para submeter propostas.

Na construção sustentável os recursos apoiarão o desenvolvimento de projetos inovadores de arquitetura, urbanismo e engenharia para moradias, que integrem soluções tecnológicas, com demonstração de conceito em empreendimentos habitacionais piloto.

Já para o saneamento básico a chamada busca apoiar projetos inovadores para tratamento de esgotos sanitários e resíduos sólidos urbanos, integrados com sistemas de produção de energia. O objetivo do incentivo a este setor é contribuir para a diminuição do lançamento de gases de efeito estufa.

Para participar da chamada pública os proponentes deverão ser empresas brasileiras de qualquer porte, individualmente ou em associação com outra instituição nacional. Os candidatos deverão ainda atender às seguintes exigências: ter realizado o registro na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) de sua jurisdição até 31 de dezembro 2009; ter efetuado alguma atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira entre 2010 e 2012; ter objeto social, na data de divulgação do presente edital, que contemple atividade operacional relacionada com o tema da proposta.

Cada proposta será financiada com valores que variam entre R$ 700 mil a R$ 7,5 milhões.

A divulgação do resultado final do edital será feito por meio do site Finep a partir do dia 26 de agosto.

Para saber mais acesse a íntegra da chamada neste link.

*(Com informações da Finep)

Fonte: CBIC