Financiamento para Habitação Popular deve crescer 30% em 2016

A Caixa Econômica Federal projeta para 2016 um aumento de 30% na contratação de financiamento para imóveis avaliados em até R$ 225 mil. O número foi divulgado recentemente pelo diretor-executivo de Habitação da instituição, Teotonio Rezende, e já leva em conta a demanda do MCMV3.

Para o vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, a estimativa é plausível.” Apesar da demora no lançamento do MCMV3, eles estão cumprindo o que foi prometido. Temos de considerar que as faixas 2 e 3 da terceira etapa do programa já estão rodando, a instrução normativa foi publicada e as contratações começaram na semana passada. Agora falta apenas as faixas 1,5 e 1 – Entidades”, acrescentou.

No ano passado, observou Cury, foram contratadas 350 mil unidades pelo programa. Para 2016, o governo prevê a contratação de 430 mil unidades.

A criação da faixa 1,5 é um dos fatores que deve contribuir para esse aumento, visto que deve atender maior número de pessoas de baixa renda com capacidade para financiar imóvel e que não eram contempladas anteriormente. As contratações para essa nova faixa ainda dependem de instrução normativa do Ministério das Cidades.

Aliado a isso, o segmento contará com outros dois impulsos: a elevação do limite de renda mensal dos beneficiários do MCMV de R$ 5 mil para R$ 6,5 mil e os valores máximos dos imóveis das faixas 2 e 3 foram reajustados de acordo com cada região do País, variando de R$ 90 mil a R$ 225 mil.

Segundo a Caixa, 60% dos 6,5 milhões de simulações de crédito imobiliário realizadas mensalmente no site do banco são para imóveis de até R$ 200 mil.

Fonte: Sinduscon/SP