Filtros para equipamentos da construção civil exigem cuidados específicos

Quando falamos de construção civil, existem diversos itens que compõem a cadeia produtiva. Desde matérias primas, como areia e água, passando por produtos manufaturados (concreto, por exemplo) e chegando até ao maquinário utilizado nos canteiros de obra. E justamente por conta das condições operacionais é que estes equipamentos exigem atenção especial na hora da troca dos filtros.

Entre os cuidados que caminhões betoneiras, guindastes e demais maquinários exigem, estão os filtros do ar, do óleo, do combustível e de cabine. Estes equipamentos sofrem com a influência da poeira dos canteiros de obras e também com o funcionamento estático, com o motor operando mesmo com o equipamento parado. “Estes fatores todos diminuem o tempo de vida útil dos filtros e muitas vezes precisam ser trocados antes da quilometragem ou do tempo recomendado no manual do fabricante”, explica André Gonçalves, consultor técnico da MANN-FILTER.

Cada filtro exige cuidados específicos para que desempenhe sua função com mais eficácia, aumentando a vida útil do motor e de componentes como turbina, por exemplo. A manutenção também contribui com o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes e o consumo de combustível. “Se feita corretamente, a manutenção evita também o dano ao equipamento, que vai desde queda de performance até a parada total do motor”, afirma o consultor.

Analisando cada um dos filtros e as consequências que a manutenção incorreta pode trazer, podemos citar como exemplo o filtro do combustível saturado, que provoca a perda de potência do motor, podendo gerar danos ao maquinário e prejuízos ao construtor. “Este filtro retém partículas como ferrugem e resíduos do tanque, sendo utilizado em todos os motores movidos a diesel”, aponta o consultor.

No caso do filtro do óleo utilizado além da sua capacidade, o óleo sujo causa borra no motor, podendo até fundi-lo. “O recomendado é substituir este filtro toda vez que o óleo lubrificante for trocado, para proteger o motor e também não comprometer a qualidade do novo óleo”, analisa Gonçalves.

Ele também explica que a função do filtro do ar é de reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. “Desta forma, evitamos o desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, camisa, turbina etc. Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível e os níveis de emissão de poluentes, prejudicando o meio ambiente”.

Para finalizar a questão da manutenção adequada do maquinário de construção civil, existe também o filtro de cabine, que ajuda a manter a qualidade do ar dentro da cabine, do caminhão ou de outro equipamento que exija um operador, colaborando com questões de saúde. “Este filtro retém a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, proporcionando ar puro no interior da cabine e prevenindo a proliferação de ácaros”, completa.

A MANN-FILTER, uma das marcas da MANN+HUMMEL a maior fabricante de filtros do mundo, disponibiliza uma linha de filtros industriais que atendem a demanda do segmento de construção civil, com produtos com tecnologia de ponta, desenvolvidos no Brasil e na Alemanha, de acordo com as especificações e exigências das montadoras.

SOBRE A MANN+HUMMEL

A MANN+HUMMEL (www.mann-hummel.com.br) é uma das maiores fabricantes mundiais de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator. A empresa desenvolve filtros automotivos de ar, óleo e combustível para veículos leves e pesados. Localizada em uma área de 120 mil m2, em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa a maior unidade do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas plantas estão instaladas no País, uma em Betim (MG) e outra Manaus (AM). A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.400 colaboradores.

SOBRE O GRUPO MANN+HUMMEL

O grupo MANN+HUMMEL é um parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para a indústria internacional de engenharia automotiva e mecânica. Empregando aproximadamente 15.100 pessoas em mais de 50 localidades ao redor do mundo, a empresa atingiu um faturamento de € 2,77 bilhões em 2013. O portfólio do grupo inclui sistemas de elementos filtrantes, para veículos leves e pesados, como filtro do ar, filtro do óleo, filtro do combustível e filtros de cabine para manutenção e reparação de veículos.

Para engenharia em geral, setores de fabricação e processos de indústria, a Companhia oferece filtros industriais, uma série de produtos para reduzir os níveis de emissão de carbono em motores a diesel, filtros de membrana para filtragem da água, sistemas de filtro e linhas completas, como unidades de transmissão, dosagem e secagem de fluídos plásticos.

Fonte: CBIC