Escassez de profissionais de engenharia especializados em gerenciamento de projetos preocupa empresas da construção civil

A construção civil tem retornado resultados positivos para o Brasil. O mercado, aquecido especialmente por conta das obras da Copa do Mundo e dos grandes projetos de infraestrutura, deve movimentar cerca de 100 bilhões até o final das obras. Só este ano, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a atividade da construção civil cresceu cerca de 4% se comparado com 2012. A forte demanda joga luz sobre a carência de profissionais com especialização em gerenciamento de projetos. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a escassez de colaboradores talhadas para o controle e a gestão de projetos é um dos fatores que exigem atenção para que as demandas emergentes sejam atendidas.

Para tratar do tema e soluções, o PMI São Paulo oferecerá à profissionais que atuam na área o Seminário Setorial Engenharia e Construção, no próximo dia 25 de novembro, em São Paulo (SP). O PMI é um instituto referência no estudo e desenvolvimento de melhores práticas e recomendações para o Gerenciamento de Projetos no mundo e realiza uma série de eventos técnicos para colaborar com setor.

O Seminário Setorial colocará em questão discussões e experiências de profissionais em gerenciamento de projetos na área de construção civil, tais como Consultoria; Gestão de Portfólio de Projetos de Construção em Ambiente Multicultural: Aderência ao PMBOK e Exemplos Práticos; Projetos Turn-Key: Problemas Mais Comuns e Melhores Práticas para Evitá-los; Amicable Dispute Resolution; Gerência Corporativa de TI na Camargo Corrêa Engenharia e Construção e Data Center BM&F Bovespa.

De acordo com o presidente do PMI São Paulo, João Gama Neto, o evento é uma oportunidade para os profissionais discutirem por meio de cases práticos temas relevantes ao gerenciamento de projetos de construção e de engenharia e apresentar soluções para futuras demandas. “Nosso objetivo é qualificar o profissional oferecendo assuntos relativos à gestão dos projetos. Além disso, encontros como o seminário possibilitam a troca de experiência e o networking entre os especialistas”, afirma.

O Seminário Setorial Engenharia e Construção é uma iniciativa do PMI São Paulo e será realizado no Novotel Jaraguá ( Rua Martins Fontes 71 – Centro). As inscrições serão feitas pelo site www.inscricaofacil.com.br/congressos/engenharia_construcao/

Sobre o PMI

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos. O instituto ocupa posição de liderança global no estudo e desenvolvimento de melhores práticas e recomendações para o Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. A principal norma do PMI, “A Guide to The Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, fornece os fundamentos comumente aceitos para todos os profissionais em gerenciamento de projetos e vem ajudando organizações no mundo inteiro a atingirem resultados positivos em suas iniciativas.. Atualmente, mais de 4 milhões de edições do PMBOK® Guide estão em circulação.

Sobre o PMI São Paulo

Formalizado em 1998, o Capítulo São Paulo – primeiro no Brasil – conta com cerca de 3.700 membros, sendo o segundo maior capítulo fora dos Estados Unidos e o oitavo no mundo em número de associados. O PMI São Paulo mantém uma intensa agenda local, com reuniões periódicas abertas ao público, Grupo de Estudos Técnicos (GETs), cursos para os exames de certificações PMP e CAPM, workshops e a realização de um Seminário Internacional sobre o tema.

Fonte: CBIC