Empresários do Sinduscon-JF receberão treinamento sobre o BIM

O Sistema FIEMG, através do Programa FIEMG Competitiva, vai promover em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), um treinamento teórico sobre o BIM – Building Information Modeling ou, em português, Modelagem da Informação da Construção. A ação, direcionada exclusivamente para associados do Sindicato, será realizada nos dias 29 e 30 de abril, na sede do Centro Industrial de Juiz de Fora, no horário de 9h às 18h.

O objetivo do curso, voltado para empresários e profissionais de construtoras, escritórios de projetos e incorporadoras, é preparar as equipes e empresas associadas ao Sinduscon-JF quanto aos principais tópicos relacionados ao BIM, um novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito virtual BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

O BIM pode ser utilizado para visualização tridimensional, para auxiliar nas decisões de projeto, comparar as várias alternativas de design e ainda para ajudar a vender o design para o cliente. De acordo com o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e também do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, a escolha do tema do treinamento partiu de uma demanda dos próprios empresários do setor, levantada pela equipe do Programa FIEMG Competitiva.

Durante o curso, serão transmitidos os conceitos do BIM, suas características, alterações nos processos, tecnologias e gestão de mudança a ser promovida. Os empresários também serão introduzidos à terminologia e vocabulário empregados quando da adoção do modelo virtual, de maneira a permitir que possam interagir em um novo mercado.

Serão apresentadas as diferenças entre os métodos atualmente empregados e formas inovadoras de desenvolvimento de empreendimentos, trabalhados de forma integrada, trazendo benefícios a todos os envolvidos na cadeia produtiva. Cases de sucesso onde o emprego do BIM gerou grande impacto econômico de produção ou social também serão abordados, para inspirar os participantes a implantarem a mudança.

Os construtores serão alertados ainda sobre as mudanças no mercado atual, a evolução dos negócios digitais e seu papel como promotores da mudança em suas empresas. Aurélio Marangon Sobrinho ressalta a importância do Programa FIEMG Competitiva, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para o desenvolvimento da indústria. “São muitos os benefícios em prol da competitividade dos setores envolvidos, com o planejamento específico de ações voltadas para o crescimento da cadeia produtiva”, destaca.

A instrutora será Maiara Lisboa Batista, analista de Tecnologiado SENAI “Paulo de Tarso” (Belo Horizonte), e as inscrições para o treinamento sobre o BIM – Building Information Modeling podem ser feitas através deste link: clique aqui e inscreva-se!