Emprego na construção civil recua pelo 21º mês em junho

O nível de emprego na construção civil caiu 1,18% no mês de junho na comparação com maio. Foi a 21ª queda consecutiva, desde outubro de 2014, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base no Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Com o fechamento de 33,02 mil postos de trabalho, o saldo de trabalhadores ficou em 2,76 milhões. No primeiro semestre de 2016, foram cortaras 139,1 mil vagas no setor.

O saldo de postos perdidos em 12 meses é de 465 mil vagas. Desconsiderando efeitos sazonais, o número de vagas fechadas em junho foi de 43,8 mil (-1,56%).

Segmentos e regiões

A categoria “obras de instalação” caiu 1,70% em junho na comparação com maio, seguido de “imobiliário” (-1,51%). No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, o segmento imobiliáriotem a maior queda, de -17,89%.

A deterioração do mercado de trabalho afeta quase todas as regiões do Brasil, sendo que os piores resultados foram observados no Nordeste (-1,51%) e Sudeste (-1,48%). Apenas o Centro-Oeste apresentou alta (0,12%).

Fonte: Globo.com