Diretor do Sinduscon-JF ministra palestra no Minascon 2020

Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana foi o tema abordado por Aurélio Marangon Júnior

Foi realizado, de 16 a 19 de novembro, o Minascon 2020, um dos maiores eventos da cadeia produtiva da Construção Civil do Brasil, que este ano trouxe uma programação totalmente virtual e gratuita. Profissionais da área tiveram a oportunidade de se conectarem com o que há de mais relevante no segmento da Construção, como a importância da gestão, produtividade, inovação e tendências do mercado.

Fruto da união entre a FIEMG e o Sebrae Minas, o evento reuniu representantes de toda a cadeia produtiva da Construção com o objetivo de promover negócios. A programação contou com palestras ministradas por nomes relevantes do mercado nacional e internacional, além da participação de diversos órgãos, entidades e instituições profissionalizantes ligadas ao setor.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), como todos os anos, participou ativamente do Minascon 2020. E nesta edição ficou a cargo da ministração de uma palestra, que foi apresentada no dia 18 de novembro pelo diretor do Sindicato, Aurélio Marangon Júnior, mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia, que falou sobre Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. O empresário abordou a formação das cidades, e aspectos e premissas para as cidades inteligentes, mostrando como o uso da tecnologia, a Internet e a coleta de alguns dados podem ser úteis na questão da mobilidade urbana, e como esta pode ter diferentes modais de transporte.

Aurélio Marangon Júnior também falou sobre as políticas públicas de mobilidade, fazendo um apanhado de como as autoridades podem desenvolver projetos relacionados a este tema, usando de forma eficiente os modais já existentes nas cidades, levando um número maior de pessoas com menores custos e emissões de poluentes. Além disso, ele fez também um comparativo sobre o impacto financeiro para os usuários de transporte público em algumas capitais brasileiras e estrangeiras. “Destacamos como o uso da tecnologia pode auxiliar na questão da mobilidade das pessoas. Um exemplo é a implantação de semáforos cujo tempo pode ser regulado conforme o fluxo de pedestres no local”, disse.

O Minascon contou com uma extensa programação, incluindo a Arena Virtual de Cases Internacionais, quando foram apresentadas histórias de sucesso de pesquisadores de vários países, que desenvolveram soluções inovadoras para a Construção Civil, incluindo metodologias, ações e projetos, que estão permitindo que as empresas do setor se tornem mais eficientes e produtivas.

Os participantes também puderam participar do Minascon Inovation Talk, que apresentou soluções desenvolvidas no Brasil e que estão ajudando a melhorar os processos do setor. E o final dessa “jornada do conhecimento” ficou por conta do Megatendências. O seminário abordou as principais tendências em sistemas construtivos mais produtivos, design e tecnologias futurista e muitas oportunidades de negócios puderam ser feitas durante a semana. Na Feira Virtual, realizada paralelamente às atividades, cerca de 30 expositores apresentaram para o mercado seus produtos e serviços. Houve ainda demonstrações de 15 startups que estão trazendo soluções inovadoras para o setor da Construção.

fonte: site FIEMG