Desempenho na construção cai 10% em fevereiro

A perspectiva de um bom desempenho das empresas do setor de construção caiu 10,7% em fevereiro ante a 2012. A avaliação, feita por empresários do setor, faz parte da pesquisa “Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil”, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A pontuação registrada em fevereiro (52,9 pontos), no entanto, representa uma avaliação otimista. Os escala da sondagem são dispostos em uma escala que varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 podem ser interpretados como desempenho ou perspectiva não favorável. Na comparação com a pesquisa anterior, de dezembro, o item que mede a expectativa do empresário em relação ao futuro do setor apresentou aumento de 0,2%. Alguns itens apresentaram pontuação abaixo de 50, revelando pessimismo por parte do empresário da construção.

A avaliação sobre condução da política econômica teve 37,4 pontos, que representa uma queda de 29,3% em relação ao ano passado. A perspectiva de redução da inflação (31,5 pontos) também é vista com pessimismo, assim como o crescimento econômico (38,6). “Por enquanto, os primeiros indicadores de atividade da construção continuam apontando uma desaceleração do crescimento setorial e a sondagem corrobora a dinâmica sinalizada na análise do emprego. Ou seja, não deverá haver mudança significativa nos próximos meses”, disse o vice-presidente do Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan

Fonte: CBIC