Curso de Incorporação de Edifícios em Juiz de Fora

O Sindicato da Construção de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) e o Sebrae Minas realizam, de 13 a 16 de outubro, o Curso de Incorporação de Edifícios, no Centro Industrial de Juiz de Fora. A inscrição deve ser feita no ponto de atendimento do Sebrae, até o dia 29 de setembro.

Com carga horária total de 30 horas, o curso vai abordar, dentre outros pontos, o conceito de incorporação imobiliária, as obrigações e os direitos do incorporador e o roteiro de uma incorporação imobiliária, à luz da Lei 4591/64. A intenção é preparar engenheiros, arquitetos e advogados que trabalham em construtoras.

A ação integra o Plano de Desenvolvimento das Indústrias da Construção Civil da Zona da Mata 2016, realizado pelo Sebrae Minas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão dos negócios e da competitividade da cadeia da construção civil.

A coordenação das atividades do Curso de Incorporação de Edifícios é do engenheiro civil Jamil Rahme, uma das maiores referências do setor da construção civil em todo o país. Com mais de 30 anos de experiência, Rahme é professor em instituições de ensino como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Dom Cabral (FDC), UFMG, PUC Minas, UNA e Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD).

De acordo com Rahme, o curso, ministrado há mais de 16 anos, tem o objetivo de “levar informação de qualidade sobre o tema, especialmente importante nesse momento de crise que o país atravessa, quando se torna mais necessário o conhecimento especializado como o grande diferencial e garantia de mercado”. A capacitação é a única no país que trata da incorporação imobiliária completa, em suas três áreas (técnica, jurídica e comercial), preparando totalmente o aluno para empreender, sem a utilização de recursos financeiros. Para aquele que não deseja empreender, o curso propicia o domínio total do tema.

O curso de Incorporação de Edifícios é realizado regularmente no Sinduscon-MG, no Sinduscon-SP, no CREA-RJ, no SECOVI-SP, além de diversos outros Sinduscon’s como os de Uberaba, Ponte Nova e Ipatinga, bem como na Superintendência da Caixa Econômica Federal, tendo totalizado, portanto, mais de 13 mil alunos.

Construção civil no país

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Caixa Econômica Federal, revelam que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) apresentou, em agosto, uma variação de 0,24%, o que o deixa 0,04 ponto percentual acima da taxa de julho (0,20%). O resultado dos últimos 12 meses é de 5,98%, número menor em relação aos 12 meses imediatamente anteriores (6,47%). Em agosto de 2015, a variação mensal havia ficado em 0,70%.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), realizada em agosto, mostrou que o Índice de Confiança da Construção (ICST) alcançou seu melhor resultado desde julho do ano passado. Nos últimos meses, houve uma melhora nos negócios, que começou a repercutir no Indicador de Situação Atual (ISA) das empresas. Outros indicadores da sondagem, como o de intenção de contratar mão de obra, que já subiu mais de oito pontos percentuais desde dezembro, confirmam a mudança na percepção em relação ao ambiente dos negócios.

Curso de Incorporação de Edifícios Juiz de Fora

Data: de 13 a 16 de outubro

Local: Centro Industrial de Juiz de Fora – Av. Rio Branco, 2337

Investimento: R$ 1.000 (parcelados em 4x no cartão ou 3x no boleto). Podem participar duas pessoas por empresa