Convenção Coletiva estabelece novo piso para trabalhadores da construção

Foi firmado na última sexta-feira, 21, um acordo entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon/JF) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Juiz de Fora. A nova convenção coletiva de trabalho, assinada pelos sindicatos, estabelece novas condições de trabalho para os trabalhadores do setor.

Dentre as alterações está o reajuste salarial dos profissionais, que agora contam com novo piso. Os valores foram negociados e concedidos, a partir do dia primeiro de abril de 2013. Para os profissionais, o novo piso é de R$ 1.045. Para os eletricistas, o novo valor é de R$ 1.082. Para os serventes, o piso passa a ser de R$ 745 e para vigias e operadores de guincho, o reajuste vai para R$ 766.

Já para os salários acima dos valores estabelecidos pelo piso, o reajuste estipulado foi de 9% sobre o valor do salário recebido em abril de 2012. Para os funcionários contratados após esta data, o valor será calculado proporcionalmente ao tempo trabalhado.

Para o presidente do Sinduscon/JF, Leomar Delgado, apesar dos impactos que as empresas vão sofrer, o acordo com o sindicato laboral foi tranquilo. “As correções que foram aplicadas vão gerar impacto nos custos da construção e as empresas terão que refazer o seu orçamento. Mas depois de discussões exaustivas, porém, muito produtivas com os trabalhadores, chegamos a um acordo satisfatório para ambas as partes”, explicou.