Construtores participam de palestra sobre norma de desempenho

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 20 de julho, na sede do Centro Industrial de Juiz de Fora a palestra “Norma de Desempenho – ABNT 15575/2013”, organizada pelo Sinduscon-JF em parceria com o Sebrae, com o professor doutor White José dos Santos, coordenador dos laboratórios de concreto e inovações em materiais de construção da UFMG.

A norma instituiu nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais de toda e qualquer edificação habitacional. Segundo o presidente do Aurélio Marangon, o Sinduscon-JF tem uma preocupação com a questão da aplicação da Norma de Desempenho: “Precisamos informar os construtores, incorporadores e empreiteiros, que a Norma tem que ser seguida. Ela foi protelada durante muito tempo mas agora é realidade. Nada melhor do que uma palestra para instruir nossos associados para que eles possam atender essa exigência e não serem surpreendidos no futuro”.

Segundo o professor o que jeito que a construção é vista é uma das coisas que mais muda: “Hoje muitas vezes o construtor tem a ideia de que sua responsabilidade vai até ele entregar a edificação para o cliente. Com a Norma ele continua respondendo pela obra por 50 anos, ou seja, ele precisa fazer o seu projeto e sua gestão pensando nessa vida útil da edificação . Nossa expectativa é mobilizar o setor para que possamos melhorar a qualidade da construção”.

Confira aqui as fotos da palestra.