A construção civil aderiu ao esforço que mobiliza o país para combater o mosquito Aedes aegypti e impedir o avanço da dengue e outras doenças graves como o zika e a chikungunya.
Sindicatos empresariais do setor iniciaram campanhas contra o mosquito e também de conscientização dos trabalhadores nos canteiros de obra espalhados pelo país. Líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, alerta que essas ações são primordiais no combate ao mosquito, com vistas a proteger a saúde do trabalhador da construção e da sociedade como um todo.
“Eu tenho recomendado a todas as construtoras que mantenham um responsável dentro do canteiro de obra para cuidar disso”, afirma.
Segundo ele, a orientação é averiguar a incidência e tomar as providências para impedir a formação de focos da doença nas obras. Nessa edição, o CBIC Mais apresenta as ações de três Estados:Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais. Confira:
SECONCI-MG CRIOU CHECKLIST PARA MONITORAR OS CANTEIROS
O Departamento de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), realiza, dentro de suas visitas preventivas relacionadas à segurança do trabalho, uma vistoria no canteiro para identificar possíveis focos do Aedes aegypti. Também é feito um trabalho de sensibilização junto aos trabalhadores nesse sentido, com a distribuição de um material informativo que conta com um checklist de situações específicas de canteiros de obra, para que a vistoria possa ser direcionada posteriormente.