Construção civil está em expansão

Setor é atualmente o que mais cresce no município de Caxias, localizado na Região dos Cocais, portanto um dos que mais empregam.

Caxias – Um reparo, uma pintura ou até mesmo uma obra completa são os sinais responsáveis por um mercado em franca expansão em Caxias: o da construção civil.

O setor é hoje um dos que mais empregam no município, tanto que alguns caxienses estão tendo que enfrentar fila de espera por mão de obra disponível para reformar ou até mesmo construir algo que lhes interesse.

“Eu sempre tive um pedreiro de segurança, aquele que eu sei que não vai me fazer gastar muito. Como ele já está trabalhando em outra obra, eu vou esperar terminar para poder começar o meu serviço”, explica a professora Iodete Gonçalves.

Para ser pedreiro de confiança, não basta apenas cobrar barato. O consumidor caxiense também busca qualidade e também economia de material na hora de executar a obra.

Uma receita que o pedreiro Francisco de Assis Oliveira conhece muito bem. De tanto acompanhar o pai, que também é mestre de obras, ele aprendeu o ofício e garante que a pouca idade, apenas 25 anos, e experiência não decepcionarão a clientela.

“Eu gosto do que eu faço. Sempre acompanhei o meu pai e as pessoas sempre o chamam porque é bom, mas, como estava muito ocupado, não pode assumir mais de um serviço ao mesmo tempo. O jeito é caprichar pra não decepcionar o freguês. Faço tudo como ele ensinou e o melhor é que eu ainda vou ganhar meu próprio dinheiro”, enfatiza o pedreiro.

Com a expansão da construção civil no município, um setor que também não para de abrir novos empreendimentos é o de casa de material de construção. São estabelecimentos comerciais, geralmente localizados nos bairros mais distantes do Centro, que vendem de tomada a peças decorativas.

Sem arrependimento – O proprietário de um desses estabelecimentos comerciais, Diogo Bezerra de Souza, que possui uma loja no bairro Volta Redonda, garante que não se arrepende do investimento que fez há dois anos quando decidiu abrir o negócio próprio.

“Eu trabalhava para os outros em uma loja. Pedi as minhas contas e abri esta lojinha modesta, mas está vendendo bem. As pessoas estão sempre precisando fazer um reparo em casa. É disso que a loja tem se mantido e a gente está bem”, garante o pequeno empresário.

Dificilmente os proprietários das casas em Caxias contratam profissionais qualificados, como engenheiros ou arquitetos, para a execução ou acompanhamento de uma obra.

Mais Cuidados

Os cuidados devem ser redobrados com a reforma de casas antigas, que em sua maioria não dispõe de estrutura em concreto armado. Com as construções mais recentes, deve-se tomar cuidado com os pilares, que pode passar pelo meio de uma parede. A parte hidráulica e elétrica também deve ser analisada antecipadamente para evitar riscos de acidente.

Autorização

Já quem pretende ampliar ou construir é necessário solicitar autorização da Prefeitura e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de uma autorização, para que futuramente a casa não seja prejudicada em uma possível comercialização ou durante uma vistoria, que regularmente é feita pelos fiscais dos dois órgãos às obras espalhadas pela cidade.

Fonte: cbic.org.br