Confraternização de fim de ano renova energias para 2013

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora realizou, na noite desta quarta (12), a confraternização de fim de ano, que contou com a presença de cerca de 90 associados, além de autoridades políticas. Na ocasião, o presidente do Sinduscon/JF, Leomar Delgado, aproveitou para fazer uma análise do ano de 2012 e destacar as perspectivas para 2013.

O ano de 2012 foi bom para a indústria da construção civil e, para 2013, os empresários do setor esperam uma melhora. De acordo com Leomar Delgado, todos trabalharam muito, mas a mão de obra continua escassa ou pouco qualificada.

“Não podemos comparar o ano de 2012 com 2010 e 2011, pois foram anos excepcionais. Muitas obras lançadas naquele período estão agora em fase de concretização, por isso o crescimento diminuiu um pouco se comparado a esses dois anos anteriores, mas o ritmo de trabalho nas construtoras continua grande”, ressalta Leomar.

Para 2013, esperam-se condições melhores: “A construção civil é o motor da economia. Esperamos que a condição na Europa melhore um pouco e que isso comece a movimentar todo o mercado. Além disso, o Governo lançou agora em dezembro algumas medidas de estímulo para a construção civil. Mas esperamos mais: esperamos uma desoneração de impostos, que são muito pesados, e que em 2013 retorne o crescimento”.

Para Hélio Abreu, da Haec Congel, 2012 foi um ano bom: “Nós tivemos um crescimento entre 8 e 10%. Foi inferior ao ano passado, mas mais consistente. Foi um crescimento muito sólido e um ano muito positivo. Essa confraternização com os pares, parceiros e amigos é muito salutar, pois renova as nossas energias para enfrentar o novo ano que está chegando”.

Lessandro Hebert, da Hebert Engenharia, destacou a importância da confraternização: “O setor ao longo de todo ano é muito sofrido e enfrenta muitas dificuldades. No meu caso que é o de empreitada de obras industriais é muito tenso, com muita preocupação de segurança. Então, quando vai chegando o fim do ano, é hora de descansar um pouco a cabeça, recarregar a bateria, deixar um pouquinho de lado os problemas. A confraternização do Sinduscon é a reunião mais representativa da engenharia, pois são amigos de muito tempo, são empresas tradicionais na cidade”.

Clique aqui e confira as fotos.