Carlos Eduardo Manera recebe o Mérito Industrial da FIEMG

Anualmente, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra o Dia da Indústria e, em 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, o evento teve um formato diferente. A cerimônia, realizada no dia 19 de junho, na sede da Federação, foi on-line e transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube. A solenidade, que é tradicional no calendário do setor industrial mineiro, marca o reconhecimento da entidade a empresários que, com empreendedorismo e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

“Esse é um Dia da Indústria atípico”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, contando que a instituição ponderou a possibilidade de não realizar o evento. “Não podíamos fazer isso devido aos grandes nomes que seriam homenageados”, afirmou. “Temos muito a comemorar e celebrar os empresários que fazem a diferença no estado e no país. Por isso não poderíamos deixar em branco. Vocês, empresários, são o motor do estado, que geram empregos e renda”, afirmou.

Em 2020, o empresário que recebeu a medalha de Industrial do Ano foi Marco Antônio Tonussidiretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente. O empresário também é sócio da holding INSPIRAR Participações, empresa mineira que fabrica ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19. “É com grande surpresa e alegria que recebo a homenagem. Estou representando uma equipe talentosa e meus irmãos, que são parceiros projeto”, afirmou Tonussi, com emoção, pontuando que esse reconhecimento traz também o peso da responsabilidade.

“Em um sábado chuvoso de março senti um desconforto perante os acontecimentos relacionados à pandemia na Itália e o medo da chegada da doença no Brasil. Mas despertei para ação e assim nasceu a gene da Inspirar. Agradeço a Deus, meu guia, por isso”, revelou Tonussi, para os demais empresários que acompanharam o evento on-line: “Nunca desista de seus sonhos”. Atualmente a INSPIRAR Participações tem material para a fabricação de 7,5 mil respiradores, mas existe a possibilidade de aumentar a produção para 12,5 mil. Os respiradores, no momento, estão em fase de testes e documentação na ANVISA, que solicitou também, um relatório médico da usabilidade do equipamento. “A homologação pode sair a qualquer momento”, revelou Tonussi.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, recebeu o título de Construtor do Progresso 2020, pela categoria Meio Ambiente. “Estamos vivendo o novo normal, mas isso não tira o simbolismo da data e basta resgatar a história do da indústria e o seu primeiro agraciado, Juscelino Kubitschek. Estamos tentando fazer jus a essa honraria, trabalhando para que o desenvolvimento no estado seja justo e sustentável”, afirmou Vieira.

Para o secretário, o maior desafio é que o desenvolvimento econômico e social seja feito com bases sustentáveis. “Acredito que só se faz meio ambiente através de pessoas e empresas, que fazem uso de recursos naturais e que conheçam disposições legais para que suas atividades sejam seguras e sustentáveis. Neste momento atual, de grandes dificuldades, temos que combater a pobreza, através da inclusão e do desenvolvimento social, da geração de emprego e renda. É importante darmos condições para que a população mineira tenha melhor qualidade de vida”, ressaltou.

O empresário juiz-forano Carlos Eduardo Christino Manera, proprietário da Construtora Europa e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), foi o representante da Zona da Mata condecorado na ocasião. Ele recebeu a Medalha do Mérito Industrial da FIEMG, juntamente com outros homenageados indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o estado. Para ele, receber o Mérito Industrial da FIEMG foi uma grande honraria. “Estou extremamente feliz com esta homenagem, motivo de grande orgulho, pois trata-se do reconhecimento da indústria pelo trabalho de uma vida inteira”, disse.

Carlos Eduardo Christino Manera é graduado em Engenharia Civil, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É proprietário da Construtora Europa há 29 anos, empresa incorporadora e construtora de imóveis de médio e alto padrão. Além de atuar na vice-presidência do Sinduscon-JF, também ocupa o cargo de vice-presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora e é membro do COMPPAC – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora; do COMPUR – Conselho Municipal de Politica Urbana de Juiz de Fora; e da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade de Juiz de Fora.

Agostinho Patrus, presidente da Assembleia Legislativa de Minas, participou do evento por meio de vídeo e deixou uma mensagem. “No parlamento de Minas, a indústria sempre é reconhecida”, disse. O governador Romeu Zema também enviou um vídeo cumprimentando o setor produtivo e agradeceu a parceria da Federação no combate à pandemia.

Os homenageados da FIEMG no Dia da Indústria 2020 foram:

Industrial do Ano 2020

Marco Antônio Tonussi Rodrigues

Diretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente e da INSPIRAR Participações Ltda.

Construtor do Progresso

Germano Luiz Gomes Vieira

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais

Mérito Industrial:

Aristides Teixeira Filho

Diretor-presidente da Fiação e Tecelagem São Geraldo Ltda.

Carlos Eduardo Christino Manera

Presidente da Construtora Europa Eireli

Carlos Rodolfo Schneider

Presidente da Ciser Fixadores Automotivos S/A

Eli Foscarini

Sócia-proprietária da Mandioca Sertaneja Ltda.

Euzébio Venturim Júnior

Sócio-administrador da Gran Vale Ltda.

Heloisa Bertoli

Sócia-administradora da J. Bertoli & Companhia Ltda.

Ilso José De Oliveira

Diretor-presidente da Reta Engenharia Ltda.

Ivanildo Gualberto Lopes

Presidente da Localix Serviços Ambientais Ltda.

Jeovane Geraldo Da Silveira

Sócio-proprietário da Indústria e Comércio de Calçados Palma

José Antônio Bernardes

Diretor de Captação e Logística da Embaré Indústrias

Neila Michelle Formaggini Prado Alves

Sócia-diretora da Mastercar Centro Automotivo Ltda.

Paulo Antônio Da Costa

Presidente da Siderúrgica Fênix

Paulo Romes Junqueira

Proprietário da Junco Indústria e Comércio Ltda.

Ricardo Garcia Da Silva Carvalho

CEO da Belgo Bekaert Arames Ltda.

Dia da Indústria

Celebrado dia 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.

Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964 a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.

Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.