BIM é a inovação aplicada à Construção Civil

Plataforma inovadora da tecnologia da informação aplicada à construção civil, o Building Information Modeling (BIM) vem se consolidando como uma revolução por oferecer novas funcionalidades na execução das obras e por romper com paradigmas de produtividade nessa atividade econômica. “Pense na possibilidade de atrelar no projeto cronogramas, orçamentos e valores. É isso que a tecnologia oferece como potencial”, explica o consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Wilton Catelani, que tem contribuído no esforço feito pela entidade para disseminar essa ferramenta e tornar possível que o maior número de empresas possível dela façam uso.

O BIM é um conjunto de tecnologias, informações e processos combinado em plataformas digitais para auxiliar a projeção e o gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas. Essa tecnologia pode ser aplicada a todo o ciclo de um empreendimento ou em apenas uma das fases: na concepção e conceituação do projeto; desenvolvimento e construção; após a obra pronta, entregue e ocupada para utilização; na gestão do empreendimento; ou, ainda, na manutenção, trazendo mais facilidade e tranquilidade aos proprietários.

Por utilizar métodos de monitoramento e mensuração mais eficazes, o BIM reduz o custo das construções. O uso dessa tecnologia permite calcular com maior eficiência o que será gasto, reduzindo desperdícios, e também permite que haja maior controle sobre as etapas da construção, o que se traduz em aumento de produtividade e diminuição do tempo de entrega da obra.

Leia matéria completa aqui.

Fonte: CBIC