Aumento do custo da mão de obra reflete no CUB de JF

O custo da construção civil em Juiz de Fora aumentou. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon/JF) divulgou o índice de 4,64%, relativo ao Custo Unitário Básico da Construção (CUB/m²) do mês de julho. No mês de Junho, a alteração foi 0,27%.

O aumento deve-se a alta de alguns quesitos como: materiais, somando 1,05%; despesas administrativas, 3,79%, e mão de obra, 7,95%, que sofreu uma alta considerável em relação aos meses anteriores. Dentre os quesitos avaliados para a apuração do CUB, o equipamento foi o único que sofreu uma leve queda em comparação ao mês anterior: 0,75%.

“Com a assinatura da convenção coletiva de trabalho no mês passado, já esperávamos o aumento do custo geral neste mês. Este reflexo sempre acontece no mês seguinte ao do reajuste salarial e nacionalmente, o índice da construção também foi reajustado”, explicou Leomar Delgado, presidente do Sinduscon/JF.

No custo final do valor da construção civil em Juiz de Fora no mês de Julho, 52,70% são referentes à mão de obra, 43,83% aos materiais, 2,72% às despesas administrativas e 0,75% aos equipamentos.