Adoção do BIM está avançando na Construção Civil, avalia especialista chileno em inovação

Empresário e especialista em inovação, Juan Carlos León acompanha a disseminação do Building Information Modeling (BIM) na América Latina e avalia que a ferramenta de gestão de empreendimentos ganha força na região. Para ele, o Brasil assumiu a dianteira nesse processo. León também é o Gerente geral da Corporação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Câmara Chilena da Construção (CCHC) e colaborador nos seminários da Federação Internacional da Indústria da Construção (FIIC).

Em entrevista exclusiva ao CBIC Mais, ele aborda as iniciativas governamentais da disseminação do BIM no Chile, cujo governo estabeleceu que todos os projetos públicos a partir de 2020 devem usar a plataforma, o que tem aumentado o número de usuários que adotaram o sistema em suas empresas.

León salientou, ainda, que o Brasil está na vanguarda do processo de disseminação da ferramenta entre empresários do setor da construção e que outros países como “o Peru, México, Colômbia e Argentina estão avançando para a criação de seus grupos de trabalho no que diz respeito ao BIM, levando uma série de iniciativas setoriais nesta área”. O empresário garante que nos próximos anos veremos um progresso considerável na adoção do BIM como um padrão nos países da região. “É preciso de acordos e normas nacionais e regionais que permita o favorecimento do intercâmbio de informação, da coordenação e de trabalho entres as distintas disciplinas”.

Confira a entrevista completa aqui.

Fonte: CBIC