Sinduscon-JF e Sebrae realizam 1º Seminário de Desempenho para o setor da Construção Civil

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) realizou, no dia 24 de novembro, em parceria com o Sebrae-MG, o 1º Seminário de Desempenho para o Setor da Construção Civil, voltado para empresários e empreendedores. O evento aconteceu no Victory Business Hotel e a programação, que contou com duas palestras, teve o objetivo de orientar os empresários do setor para o aumento de competitividade e alcance de melhores resultados. Para isso foram convidados dois grandes profissionais e pesquisadores da área, que abordaram temas importantes para a realidade atual da Construção Civil.

Na abertura do encontro, o analista técnico do Sebrae, João Paulo Barra Palmieri, agradeceu a participação do Sinduscon-JF, em nome de seu presidente Aurélio Marangon Sobrinho, que não mediu esforços para a realização do evento. “Trata-se de um momento ímpar de debate de questões relativas ao desempenho das empresas. Precisamos ter atitude e colocar em prática as soluções”, disse João Paulo. Já Aurélio Marangon destacou a importância da Norma de Desempenho, que está em vigor desde 2012. “Essa questão é importante para o consumidor, mas preocupante para o construtor, que passou a ser responsável por tudo que está entregando, obrigando as edificações a terem um bom desempenho para o seu consumidor”, afirmou.

A primeira palestra foi “Gestão em tempos de hipercompetividade”, ministrada pelo professor da PUC Minas e sócio-diretor da Formatar Consultoria, Marcos Fábio Ferreira. Marcos é administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração Profissional com foco em Inovação e Competitividade. Marcos Fábio, que também é autor do livro “Olhar empreendedor”, abordou a questão da crise, que só existe onde não há investimentos e competitividade, e ressaltou a importância de entender bem o mercado para poder atendê-lo de forma satisfatória. “É preciso ter gestão de mercado, analisar o comportamento do cliente. O grande desafio não é encontrar caminhos alternativos, mas sim definir caminhos. Não podemos perder a capacidade de inovar”, disse.

O tema “Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575/2013”, foi abordado pelo professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), White Santos. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, White é doutor em Engenharia Civil, mestre em Ambiente Construído e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Explicando a Norma, ele ressaltou que a preocupação das empresas deve ser com o cliente, com o que ele espera receber. “A Norma vem exigir que as construtoras cumpram o mínimo necessário para que o ambiente que vendem possa ser considerado um lar. “Projetar a edificação habitacional para atender aos anseios dos seus usuários com durabilidade, segurança e conforto: esta deve ser a meta”, disse.

Confira aqui as fotos do evento.

*Texto: Graciele Vianna