Dia Nacional da Saúde é comemorado com números expressivos na Construção Civil de Minas Gerais

O Brasil celebrou dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde e a atuação das entidades do setor da Construção em ações de promoção da saúde são destaques no Brasil e em Minas Gerais. Em 2013, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Brasil) realizou mais de 610.000 consultas médicas e teve mais de 190.000 trabalhadores cobertos pelo PMCSO, além de realizar trabalhos de caráter preventivo junto ao trabalhador do setor. Já o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), o braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) atende diariamente a centenas de pessoas e, ao longo de sua história, a entidade mineira realizou mais de 1,6 milhão atendimentos.

Esses atendimentos compreendem consultas médicas (625.745) e odontológicas (470.118), palestras, cursos e treinamentos de Segurança do Trabalho (183.566) e palestras de educação em saúde (349.258).

“Por meio dos Seconcis, a Construção Civil brasileira realiza um importante trabalho de saúde preventiva, desonerando, inclusive, o governo e, ao mesmo tempo, gerando mais qualidade de vida para o trabalhador, o que sem dúvidas reflete na produtividade da nossa indústria”, comenta José Augusto Florenzano, presidente do Seconci Brasil.

O Serviço Social da Indústria da Construção é uma iniciativa privada presente em mais de 11 estados brasileiros, sem fins lucrativos, de empresas do setor da construção, que visa proporcionar melhores condições de vida, saúde, segurança e cidadania para seus trabalhadores, além de oferecer uma gama de serviços assistenciais, auxiliando as empresas no cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho, realizando programas regulares e campanhas nos canteiros de obras.

O Seconci-MG conta com diversos projetos voltados para a área de saúde. Um deles é o Construindo Saúde, projeto itinerante com foco na promoção da saúde através da prevenção. Contamos também com o Por Uma Vida Sem Fumo (grupo anti-tabagismo), o Grupo de Apoio à Gestante, as Unidades Móveis Odontológicas, além da realização de palestras e campanhas de educação em saúde, abordando temas como alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável, higiene bucal, diagnóstico precoce do câncer de mama, diagnóstico precoce do câncer de próstata, higiene pessoal, dengue, verminoses, DSTs, primeiros socorros, dependência química (drogas lícitas e ilícitas).

Além de todas essas atividades, os Seconcis ainda realizam o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), resultado do diálogo, da articulação e da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas entidades associadas distribuídas por todo o país.

A partir de uma experiência pioneira criada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) em 2011, o projeto ganhou dimensão nacional e transformou-se no mais importante evento na área da responsabilidade social empresarial no setor da Construção Civil brasileira.

Até 2013, o DNCS beneficiou mais de 500 mil trabalhadores e seus familiares com mais de 2 milhões de atendimentos, entre eles a conscientização sobre a importância da promoção da saúde. Este ano, o evento acontecerá no próximo dia 23, simultaneamente, em mais de 15 estados, com o tema “Família: o alicerce do que se constrói na vida”, organizado, em Minas Gerais, pelo Seconci-MG, Sinduscon-MG e Sicepot-MG.

O Seconci-MG

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) foi fundado em 1992, por iniciativa dos empresários da vinculados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). A entidade é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que visa à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus dependentes, por meio do cuidado com a sua saúde e bem estar, prestando-lhes, ainda, assistência social e na área de segurança do trabalho, sem ônus para os mesmos.

Visto pela ótica empresarial, o objetivo principal do Seconci-MG é o resgate da dignidade do trabalhador da construção civil. Ao tratar da saúde do operário e dos dependentes deste, o empresário favorece o aumento de produtividade e de qualidade nos serviços de sua empresa, uma vez que um operário saudável produz mais e melhor.

Fonte: Seconci-MG