Dia Nacional da Construção Social é comemorado com festa na Região Metropolitana da Belo Horizonte

Cerca de 2.200 pessoas participaram, no sábado, dia 23, do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Durante todo o dia, trabalhadores da Construção e seus familiares participaram de várias atividades, além de usufruir de toda a infraestrutura do Clube Sesi Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Minas Gerais o projeto é coordenado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Neste ano, o evento teve como tema “Família: alicerce de tudo o que se constrói na vida” e o que se viu foi justamente isso: a integração e confraternização de todos. O DNCS 2014 possibilitou que os operários pudessem conhecer os familiares de seus companheiros de trabalho e também apresentar os seus entes queridos aos amigos.

Nayara Luiza Mendes Ferreira Leite, de 24 anos, é esposa de pedreiro e participou pela primeira vez do evento. Ela chegou cedo e não perdeu tempo. “Estou gostando bastante. Tem muita informação e tudo está organizado. Já dei uma retocada na minha unha e vou aproveitar tudo que tenho direito”, brinca Nayara já se dirigindo à oficina decustomização de camisetas.

Além de manicure, no espaço criado especialmente para as mulheres, elas aproveitaram os serviços de maquiagem, massagem e receberam orientações para uma alimentação adequada e de planejamento financeiro familiar.

Como o genro trabalha na Construção, Magda Lúcia de Oliveira, de 65 anos, decidiu participar neste ano do DNCS e procurou logo aliviar a tensão. “Além de todos terem sido muito educados, a massagem foi muito relaxante. O evento está excelente”, finaliza Magda.

Outro serviço muito procurado pelos participantes foi o de corte de cabelo. De visual renovado, muita gente se dirigiu à cabine de fotos e à oficina de porta retratos. Douglas Carvalho, de 22 anos, e Camila Ketlen, de 19 anos, aproveitaram a oportunidade e levaram uma lembrança do DNCS 2014 para casa.

Na área de saúde, foram realizados atendimentos odontológicos, aferição de pressão, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, testes de visão e exames de palpação de mama, uma forma de prevenir o câncer de mama em mulheres.

E como não podia deixar de ser, quem fez a festa mesmo foi a criançada, que se divertiu nos brinquedos infláveis, nos jogos de tabuleiro e também nas piscinas, já que o dia foi de muito sol. Além de lanche e almoço, os participantes se deliciaram também com pipoca e algodão doce.

Assim, como as piscinas, toda a infraestrutura do Clube Sesi Betim esteve à disposição do público, que ocuparam os campos de futebol, saunas, playground, churrasqueiras e as quadras de futsal, tênis, vôlei, peteca e basquete.

Já que os trabalhadores da Construção tiveram a chance de disputar os troféus dos torneios de futebol society, futsal e truco. O eletricista da Hewa Engenharia Aneilton Pereira dos Santos, de 38 anos, participa desde a primeira edição do Dia Nacional da Construção Social e neste ano ficou em segundo lugar no campeonato de futebol society. “Trabalho há 15 anos na Construção Civil e sempre participo do evento. Hoje trouxe minha esposa e meu neto”, dizAneilton.

A programação contou ainda com muita música comandada pela Banda Havaiana e a distribuição de brindes.

O evento nacional contou com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Fórum dos Seconcis. Em Minas, o DNCS 2014 teve o patrocínio do Sesi Fiemg, Paulo Lasmar Advogados Associados e Pasi. A iniciativa mineira também foi apoiada pela Interativa Comunicação, Sepadi Betim, Ótica Diniz, Colgate e Glaxo Smith Kline.

Fonte: Sinduscon/MG