Cooperativa de compras do Sinduscon-MG vai ajudar construtoras a reduzirem custos

Diante da necessidade das empresas de reduzir custos, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) está estruturando a primeira cooperativa de compras do setor no Estado. A iniciativa vai reduzir preços das matérias-primas e também vai possibilitar maior flexibilidade em relação a prazos e logística de entregas. Em outros estados, iniciativas semelhantes resultaram em economia de até 29% no preço do cimento, abrindo espaço para redução no preço final dos imóveis.

A Cooperativa da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Coopercon-MG) vai entrar em operação ainda neste ano, sendo que há um primeiro grupo já fechado composto por 30 empresas e outras 50 construtoras interessadas em aderir a um segundo grupo. “O objetivo é comprar mais e pagar menos. A cooperativa vai conseguir melhores condições de negociação das construtoras com fornecedores e prestadores de serviço. Com os custos de construção menores abre-se a possibilidade de redução no preço final das unidades, beneficiando também os compradores de imóveis” explica o presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos.

A cooperativa será composta por representantes de empresas associadas ao Sinduscon-MG e vai realizar as negociações e a intermediação para a compra coletiva dos insumos, aumentando os ganhos de escala. “Os fornecedores também sairão ganhando, pois terão maior facilidade para programar a produção e sua logística, resultando em uma operação mais eficiente”, complementa Andre Campos.

Leia matéria completa aqui.

Fonte: Sinduscon-MG